top of page

Além do olhar

Rosary Esteves, que tem como marca registrada a irreverência incrustada em grande parte de suas obras fotográficas, nesse livro nos conta sua origem mineira, sua história desde a infância até a vinda para Goiás, onde sua vida se transforma, e o início de sua trajetória como fotógrafa renomada e premiada, desde o fotojornalismo à publicidade.

Sobre a obra


A ideia desse livro surgiu em mais uma das centenas de madrugadas em que a mente criativa, inquieta e latente de Rosary Esteves se despertou antes da alvorada e pensou sobre a produção desse divertido projeto: um desejo de compartilhar seu trabalho de uma vida com todos nós.

E para que ele pudesse ser realizado, era preciso uma escritora! Foi aí que surgiu a colaboração de Stella Maris Macedo, que se prontificou a transformar esse recorte da história da vida pessoal e profissional de Rosary em um livro de contos, sem a pretensão de ser uma biografia.

Essa produção a quatro mãos se desenvolveu, tomou forma e corpo a partir de cuidadosos áudios, onde Rosary refaz sua trajetória mentalmente e organiza as ideias para que Stella conseguisse transformar os relatos em contos literários.

Rosary Esteves, que tem como marca registrada a irreverência incrustada em grande parte de suas obras fotográficas, nesse livro nos conta sua origem mineira, sua história desde a infância até a vinda para Goiás, onde sua vida se transforma, e o início de sua trajetória como fotógrafa renomada e premiada, desde o fotojornalismo à publicidade.

A mim coube a honra de apresentar essa obra delicada, divertida, leve, sucinta de uma história cheia de estórias, imagens fantásticas e emocionantes de experiências de uma vida de alguém que sabe como viver a vida.

A “Menina da Floresta” desbravou o mundo e o Cerrado com a mesma intensidade. E numa parceria extraordinária, Rosary e Stella colocam em nossas mãos uma obra de contos e fotos que se misturam e que recebemos como um grande presente.


Regina Esteves

fotógrafa e a primogênita da autora


Sobre as autoras


ROSARY ESTEVES


Rosary Esteves é fotógrafa, professora e diretora da Casa da Fotografia Rosary Esteves. Formada em Belas Artes pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) é professora aposentada da mesma universidade e da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi também professora do Curso Livre de Fotografia da Escola de Arquitetura e Artes. Rosary foi premiada em Salões de Arte Fotográfica a nível nacional e internacional. Destacam-se os prêmios: Prêmio Especial instituído pela Conferência das Nações Unidas (ONU) para os Assentamentos Humanos e o Habitat, em Vancouver, Canadá e o Prêmio Mujeres vistas por Mujeres fornecido pelo Serviço de Informação para a América Latina, Comunidade Europeia. Foi também finalista no The New York Festival’s na categoria Serviço Público, para a Campanha Cruzada contra a fome, com três fotografias; finalista na categoria Serviço Público Comunitário no London inst. Advertising Awards – Londres, Inglaterra, com também três fotografias. A autora tem diversos cursos na área da fotografia, entre eles: curso Livre de Fotografia promovido pela Escola de Arquitetura e Artes da UCG e curso de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas na UFG. Publicou um livro chamado “Câmara Lúcida”, com Gilka Bessa.



PALAVRAS DE STELLA MARIS MACEDO


O livro "Além do olhar" foi uma experiência diferente para mim. Primeiro pelo desafio de escrever para alguém que tanto admiro, que é Rosary Esteves. Entender suas expectativas e ter a oportunidade de conhecer um pouco mais a sua história e transformá-la em textos, para que outras pessoas também a conheçam. Na sequência, os ajustes na escrita para que a obra retratasse com fidelidade quem é esse personagem tão importante da vida de tanta gente e na história da fotografia no Brasil. Na reunião com a Editora PlenaVoz, o sentimento de "está andando" e o sonho se transformando em realidade. Depois de muito trabalho, apresentamos esta obra que conta, de forma leve, um recorte despretensioso da história desta premiada fotógrafa e professora que percorreu o Rio Araguaia, no estado de Goiás, aventurou-se com seus estudantes em locais naturalmente deslumbrantes e se apaixonou por fotografar animais, tanto em seu habitat natural, como no estúdio.




62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page